Três das principais ações do Ministério da Educação passam a formar
agora o Programa Integrado de Apoio à Alfabetização e ao Letramento,
anunciou o ministro Aloizio Mercadante, em coletiva na tarde desta
terça-feira, 22. O objetivo, segundo ele, é dar prioridade ao desafio
que envolve 10 milhões de alunos, em 26 mil escolas, que apresentaram
dificuldades na alfabetização e mesmo baixo letramento no último Censo
Escolar.
“Se nós enfrentarmos esse desafio, podemos atacar 70% do problema que
temos na alfabetização e no letramento. Pro MEC, essas escolas são
prioridade. Dois em cada três estudantes com problemas na alfabetização
estudam numa escola dessas”, frisou o ministro da Educação. Programa
Nacional pela Idade Certa (Pnaic), Mais Educação e Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) formam o novo
programa.
No Mais Educação, serão oferecidas três horas de atividades além das
já ofertadas, totalizando seis horas de acompanhamento pedagógico com
foco em alfabetização e letramento. Por meio do Pnaic, as escolas
receberão um coordenador específico para desenvolver atividades de
alfabetização e letramento. Além disso, será realizado reforço com
alunos do quarto ao nono ano com aprendizado básico incompleto.
As coordenações estaduais, regionais e municipais do Pnaic também
estão sendo fortalecidas e as políticas de alfabetização estão sendo
alinhadas na medida em que os estados aderem ao pacto. Além das 26 mil
escolas prioritárias, as demais também poderão contar com formação
continuada de coordenadores e professores alfabetizadores.
O Pibid, que oferece aos estudantes das licenciaturas e da pedagogia
bolsas para estágio em escolas públicas, atendia apenas 1.600 das
escolas com resultado insatisfatório em alfabetização e letramento.
Agora, reformulado, passará a contemplar 10 mil dessas instituições de
ensino. “Os bolsistas não estavam onde os alunos mais precisam. Nós
achamos que no programa de formação do Pibid, eles podem ter um
semestre, por exemplo, nas melhores escolas da rede pra ter um
crescimento profissional, mas ele tem de se dedicar a melhorar a
qualidade da educação nas escolas que mais precisam. É uma força
auxiliar”, explicou Mercadante.
Diretores – O ministro divulgou, ainda, o Programa
de Formação e Certificação de Diretores Escolares. Criado para promover o
desenvolvimento profissional, a certificação e o apoio à seleção
qualificada dos diretores ou candidatos à direção das escolas, o
programa vai oferecer 30 mil vagas por ano em cursos específicos para
essa função.As universidades e institutos federais credenciados pelo MEC ofertarão formação em gestão administrativa e financeira da escola, gestão de conflitos e conhecimento da legislação. Um comitê gestor do programa já foi formado com representantes do MEC, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Portarias – Três portarias relativas ao Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa foram assinadas pelo ministro Mercadante, após a coletiva. Uma ampliou as ações do Pnaic, instituído em julho de 2012. A outra definiu categorias e parâmetros para concessão de bolsas de estudo e pesquisa, modificando dispositivos da portaria 1458, de dezembro de 2012. Já a terceira definiu o valor máximo das bolsas para os profissionais da educação participantes da formação continuada de professores alfabetizadores.
FONTE: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=35051
Confira a apresentação do ministro
Assessoria de Comunicação Social
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