segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

INCLUSÃO E EMOÇÃO NO ENCONTRO DE SKATISTAS DA ESCOLA SANT'ANA

Créditos: Eduardo Buchholz
A rua asfaltada, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant'Ana, no bairro Buchholz, era a única opção da gurizada das redondezas que gostava de andar de skate. Mal vistos por alguns, esses garotos receberam o apoio da diretoria da Escola que, ao invés de confrontá-los ou reprimi-los, resolveu ajudá-los.
Para isso, com o aval e o auxílio da Secretaria de Município da Educação, chamou um dos mais conhecidos e reconhecidos skatistas da cidade, o Guga (Luís Lobo), para coordenar, no sábado (30), o Encontro de Skatistas na Escola Santana. E o evento foi uma festa, com a participação de centenas de garotos e garotas, famílias, professores e vizinhos que vieram conferir de perto a iniciativa de inclusão.
Para Guga, “esse encontro simboliza a essência do skate, que é a exibição, e não a competição”. O prefeito Alexandre Lindenmeyer falou sobre as iniciativas que a Prefeitura vem desenvolvendo no sentido de dotar o município de pistas apropriadas para tal prática: “Essa é uma questão que deve ter a participação da comunidade do skate, nos ajudando a proporcionar aos skatistas as pistas de forma adequada, a partir do diálogo e da aproximação”.
Créditos:Eduardo Buchholz
Também se manifestou o secretário André Lemes da Silva, que enalteceu a participação de todos e reforçou a intenção de estar ao lado dos skatistas. Um dos momentos marcantes foi a história contada pela diretora Denise Santos. Há poucos dias, quando estava no velório de sua mãe, um garoto da Escola percorreu vários quilômetros de skate para dar a ela uma palavra de conforto. “Quando vi aquele menino pingando de suor, se deslocando especialmente para dar o seu apoio naquele momento difícil para mim, me senti fortalecida e pude perceber o quanto esses garotos, muitas vezes vistos como marginais, podem ter ternura e dedicação em seus atos”.
Em seguida, a professora chamou o garoto Alisson, protagonista da história, ao palco. Bastante aplaudido pelos professores, pelas autoridades e sobretudo pelos demais skatistas, Alisson fez força para conter o choro ao receber, como homenagem, um skate novinho, alcançado pelo Papai Noel. Agradeceu o presente e voltou à pista como símbolo de um esporte que, aos poucos, vai recebendo a devida atenção para revelar outros protagonistas.
Redigido por Eduardo Buchholz


Créditos:  Eduardo Buchholz

Nenhum comentário:

Postar um comentário